Páginas do Blog

domingo, 5 de dezembro de 2010

Um continente explorado

Acabou a copa e a África voltou ao esquecimento

Como todos sabem, a África é o continente com a maior quantidade de pessoas abaixo da linha da miséria. Vivem na subsistência dependendo da doação de países e organizações mundiais. Serra Leoa, ainda é o país com o Índice de Desenvolvimento Humano mais baixo do mundo.
Em 2010, com a Copa do Mundo, a África teve seus instantes de fama, que agora com o final da Copa, já se voltou ao esquecimento.
Um continente de tantas culturas pagãs e de dono de uma história sofrida e difícil, poderia ter um futuro diferente se os governantes ricos fizessem algo em prol ao povo Africano.
A fome, as guerras, as doenças são algo comum para este povo. Infelizmente essa realidade é alarmante na África, mas não deixa de existir em outros países. Veja abaixo um pequeno resumo dos problemas, que as pessoas que habitam este continente, na sua maioria, convivem!


Uma triste realidade
Fonte: http://www.blogbrasil.com.br/a-fome-na-africa/

A África é um dos continentes mais pobres da atualidade devido à grande exploração que sofreram durante o período colonial, e sofrem até hoje dos países desenvolvidos que querem explorar seus recursos naturais, como os diamantes, ouro, marfim, esmeraldas e outros diversos recursos. Uma das coisas alarmantes da áfrica é a saúde pública em estado calamitoso, vemos as crianças morrendo, muitas já nascem mortas, outras nascem com o vírus da AIDS, pois é a praga que se propaga neste continente. A fome é outro alarmante, morrem todos os dias milhares de crianças por anemia profunda, por não ter mesmo o que comer. Os governantes que assumem o poder são corruptos e não pensam na miséria da população africana, mas sim nos seus próprios interesses.
As situações são muito precárias pela falta de recursos que eles têm, por exemplo, a água não é que nem aqui em nosso país que existe em abundância, e é cobrado muito pouco por mês de uso, lá é totalmente diferente, para conseguirem água, muitos africanos ariscam suas vidas pelas matas.
Existem países desenvolvidos, que possuem diversas ONGs de pessoas que se comprometem a ajudar os que necessitam, formando mutirões para levar água e comida para os locais mais precários, com aparelhos especialmente desenvolvidos, para localizar água de baixo da terra e caminhões com alimentos. Mesmo assim, é muito pouco comparado a quantidade de africanos que necessitam dessa ajuda.
O grande problema, é que o próprio governo, é muito rígido com o recebimento da ajuda. E dessa forma fica difícil. Outra coisa que as ONGs também tem levado para a África, é a camisinha, que tem sido distribuída a poucas pessoas da população. Muitos africanos são instruídos a usar para evitar que o vírus da AIDS seja impedido, mas muitos não a utilizam, por falta de uma concientização da população.
Uma das coisas mais tristes na África, é a venda de crianças como escravos, o sequestro das mesmas, para serem guerrilheiras dos revoltosos e o uso de pessoas enfermas como cobais de remédios e genéricos novos!
Realmente são diversos problemas que esse continente enfrenta. O certo é que as oportunidades fossem dadas para todos, e que o povo desse enorme continente pudesse ter uma vida digna e tranquila. Mas como sempre, só não existe uma melhora, porque os governantes não são pessoas sérias e preocupadas com o bem da sociedade.

_____________________________________________
Para se pensar:

Após lermos tudo isso, não devemos nos acomodar, até porque, pode ser que pela África, nós não possamos fazer nada, afinal não estamos lá! Mas o que temos feito pelas pessoas que necessitam de nós? O que temos feito para melhorar a vida de pessoas que conhecemos, que sofrem por não ter o que comer, o que beber e até o que vestir?

O mundo está clamando por uma mudança radical! É hora de deixarmos as desculpas de lado e fazermos a nossa parte!


Com tudo isso acontecendo, só nos resta fazermos uma pergunta para nós mesmos: Até quando vamos fechar nossos olhos para as pessoas que necessitam de nós? Até quando?



2 comentários:

  1. Matéria show!

    O que precisamos é de menos congressos e discursos politizados que só cumprem o papel de diagnosticar o problema, e mais ação imediata com os recursos que tivermos em mãos. Por exemplo:
    Posso mobilizar as autoridades para oferecer ajuda? Ótimo;
    Mas se tudo o que posso fazer é dividir o pouco que tenho com quem necessita?
    Que assim seja.

    ResponderExcluir
  2. Realmente Douglas, foi exatamente isso que eu quis passar. Como falei, não adianta reclamarmos apenas das autoridades e do governo, pois nós também temos que fazer a nossa parte e contribuirmos com o que temos!

    ResponderExcluir

Comente! Expresse sua opinião, ela poderá ser utilizada!